terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Registro de Viagem à Costa do Marfim: Relato VIII - O Pilantra e o PH


Registro de Viagem: Costa do Marfim

Relato VII – O Pilantra e o PH – 21 de Dezembro

Hoje, o dia se arrastou. O chefe passou boa parte do dia fora, o que significa falta de internet devido ao seu escritório trancado. Eu me esforcei muito para concluir algo produtivo, mas meu esforço foi vão. Nos momentos em que o chefe estava no escritório, ele estava resolvendo alguns problemas bem sérios da AFCO.

Recebemos uma carta do Ministério da Previdência e parece que o Sr Happy Happy se apropriou do que seria o equivalente ao nosso FGTS dos funcionários. A carta dizia que tínhamos três dias para pagarmos a quantia de 618 mil francos (aproximadamente US$ 1370), renegociarmos a dívida ou fecharmos as portas. Ele mandou redigirmos uma carta para a mulher do ministério – que Wilfred acabou redigindo, pois meu francês não chega a tanto – e ele passou bom tempo ligando para seus contatos do tempo da política. Era bem engraçado quando o sujeito ou não lembrava do meu chefe ou não conseguia ouvi-lo direito, pois o chefinho começava a falar em volume crescente: “É o Happy Happy. Happy Happy! Happy!!!” Pra quem não entendeu a graça do negócio, saiba que o dito cujo pronuncia “happy” com um sotaque francês, então, na verdade, ele gritava: “É o Apí Apí. Apí Apí! Apíííí!!!” Fui ao banheiro e tranquei-o na expectativa de que a porta fechada abafasse meu surto de risos.

Isso tudo foi logo no início da manhã, lá pelas 08h. Às 11h, chegou um rapaz da AIESEC para discutir o contrato do Wilfred com o Sr Happy Happy, pois meu colega ainda não recebeu o salário do mês passado (tanto é que tive que emprestar uma grana pro pobre do Wilfred). A discussão do contrato se prolongou até às 14h e, pelo que eu soube, nada foi alterado e só vai receber mesmo em fevereiro o acumulado de novembro e dezembro com o salário respectivo de janeiro. Parece que o chefitchos é meio gângster.

Outra coisa que aconteceu hoje é que fui comprar papel higiênico. Como eu troquei meus euros e recebi muitas notas de 10000 francos, ninguém quer me vender nada porque não querem dar troco. Passei, então, durante alguns dias, certa dificuldade por não ter papel higiênico. Nesse meio tempo, usei tudo que podia quebrar o galho. Entretanto, hoje acabaram-se meus últimos kleenex (não me julguem!) que comprei no aeroporto de Paris e não podia mais postergar a situação. Fui comprar crédito de celular e botei 1900 francos justamente pra ganhar moeda. O cara transferiu o crédito e só depois mostrei que tinha uma nota de 10000. Ele praguejou e praguejou e eu não estava nem aí. Ou ele me dava o troco ou podia considerar os créditos um presente pro branquelo aqui. Finalmente consegui meu dinheiro trocado!

Como eu já tinha usado os kleenex mesmo, deixei pra comprar o PH na mercearia perto de casa. Quando eu já me encontrava em Yopougon e fui à mercearia, foi com surpresa que me olharam quando pedi pra comprar um PH. Foi aí que percebi porque as crianças têm medo de mim: devo ser um ser de tal forma estranho em suas cabeças que não tenho sistema digestivo. Comprei mesmo (aqui se vende pelo rolo, que custa 125 francos, que é US$0,30) e voltei pra casa.

Como é normal, entrei no cortiço e a Roxanne berrou. Daí, a criançada veio me receber aos gritos e levaram minha mochila e meu paletó pra mim até meu quarto. São uns amores. Jogamos duas rodadas de “andoleta”, tomei banho e vim aqui escrever. Em poucos minutos jantarei, farei o devocional e irei dormir porque amanhã já é outro dia!

« Je t’ai commandé d’être fort et courageux. Ne tremble pas, n’aie pas peur, car moi, le Seigneur ton Dieu, je serai avec toi partout où tu iras » - Josué 1 :9


4 comentários:

Ligia Cerqueira disse...

Só gente boa, hein!! Espero que o Sr. Happy não suma com seu salário tbm...rs

Sarinha! disse...

Tadinho do Wilfred... Será que o chefe aí vai pagar mesmo o atrasado, hein? Cara de pau...

Sim, se limpar com kleenex? Que luxo em plena África! heaiheioaheioa
E o PH é bom ou de lixa?

Te amo, irmão lindo, lindo, lindo!

Natan Cerqueira disse...

O PH é limpa tão bem que não deixa nem o tecido epitelial. Heheheh

Mari Hermanny disse...

Aii tadinho!
Se sumirem com o seu salário avisa que eu tento reclamar na rede pra ver o que fazemos! Nem que a @ tenha que antecipar o seu salário (como já fizemos algumas vezes com o de alguns trainees).
Aii... estou curiosa pra saber se vc vai ter natal. Feliz natal anyway. Depois conta como foi!
Beijos