sábado, 13 de fevereiro de 2010

Registro de Viagem à Costa do Marfim: Relato XXVI - Partida antecipada

Registro de Viagem: Costa do Marfim

Relato XXVI – Volta Antecipada – 13 de Fevereiro

Voltei agora do aeroporto e consegui adiantar meu voo do proximo sabado para sabado hoje. Saio as 22h45 GMT e chego em Paris as 06h GMT. Saio de la as 10h30, chego no RJ e a TAM me leva pra SP e desco por la as 23h00 do horario local. Gracas a Deus deu certo!

Hoje, fui informado que os libaneses estavam pensando em levar meus colegas estrangeiros para a praia da semana passada. Meu “irmao” Abbas ligou agora mesmo pedindo o telefone do pessoal para desmarcar porque os libaneses que iam estao desistindo da viagem por causa da situacao politica. O estranho e que parece que nao ha nada de errado com o pais. Todo mundo na rua, todos os negocios abertos etc. Contudo, os que ja habitam aqui ha decadas sabem que e sempre assim. Ate um colega que se encontra no momento nos EUA comentou em tom de piada: “nao fomos pra praia porque o presidente deu um golpe de estado”. Estranho? Nao, realidade daqui.

Duma hora pra outra, a situacao muda completamente. Foi assim no golpe de deposicao do ex-presidente Bedie, que inclusive quer se candidatar contra o Gbagbo (se houver eleicoes, claro, pois a Comissao Eleitoral Independente foi dissolvida ontem juntamente com o governo), em 1999. Ninguem esperava nada e o exercito o depos no natal do mesmo ano. Sempre me disseram que aqui reinava a paz fragil, a paz inconstante. Embora tenha estudado a historia desse pais, eu nunca havia sentido realmente o que isso significava ate hoje.

Mas minha simbolica vinganca ja tomou lugar. Nao, nao falo do miseravel rato que encontrou um triste fim. Falo que hoje no aeroporto eu troquei meus francos por Euro com cambistas do mercado negro. Ha apenas um banco no aeroporto, o Banque Atlantique, que e de um ladrao safado que foi politico aqui e hoje, de alguma forma, ele e dono de muitas empresas e virou multimilionario. Fazendo a operacao com o mercado negro, nao somente ganhei 20% a mais, como tambem nao paguei comissao pra um ladrao e nem paguei o imposto que o presidente assassino vai usar pra comprar municao. Sei que nao sera muito dano, mas me regozijo em dizer que tres municoes a menos de AK-47 serao disparadas numa eventual guerra por minha causa.

Que Deus salve esse pais. Se Ele nao fizer, ninguem mais o fara.

« Heureuse la nation dont Yahweh est le Dieu, heureux le peuple qu'il a choisi pour son héritage! » Psaume 33 :12

5 comentários:

Ligia Cerqueira disse...

Amor, estou aliviada que essa sua aventura tá acabando. Já se divertiu bastante, passou por muitas necessidades, mas agora tá na hora de voltar pra casa. To orando pra que sua viagem seja bem tranquila!
Amo vc!

Blabla Blablabla disse...

Obrigado pela citação.

Mari Hermanny disse...

Boa viagem!! Adorei saber que vc deixou de dar $ pra (mais) um mau caráter!

Daniel e Gláucia disse...

Graças a Deus que tudo deu certo para seu retorno antecipado. Liguei, mas sua operadora continua com problemas. Estamos orando por sua vigem. Te amamos muito! Deus te abençoe e guarde!

Sarinha! disse...

Lindão!
Só pra dizer que te amo mesmo!

PS: ah, e pra lembrar de levar minha caneca de Paris pra mim quando vc for à PoA! hehe =P