domingo, 28 de fevereiro de 2010

E a vida continua

Aulas recomeçam, revejo amigos e, principalmente, visito a patroa e recebo cafunés da patroa (após os quais durmo o sono dos justos).

Sabiam que existe vida após a Costa do Marfim? Engraçado como algo que deveria ser apenas um parêntese me marcou tanto. De qualquer forma, faculdade volta a ocupar a maior parte das horas da minha semana. Novas preocupações (leia-se, Finanças Corporativas I, com o Malvessi), novos desafios e planos pro futuro.

A pedido da AIESEC na FGV-SP, fiz um pequeno texto em que escrevi o "finalmente" da viagem. Valeu a pena? Recomendo? Segue abaixo o que escrevi no blog da AIESEC-FGV.

abraços a todos!!

"Hey AIESEC!! Agora vocês: What's up! (infame, hehe)

Garotada que quer fazer intercâmbio pela AIESEC, recomendo que façam!

O meu intercâmbio, como dito no título, foi para a cidade de Abidjan, maior e mais importante cidade da Costa do Marfim. Fiz um MT (Management Traineeship), que é o intercâmbio de gestão da AIESEC.

Eu trabalhei numa empresa chamada AFCO Sarl, que faz uma espécie de serviço postal (como os correios do governo são muito precários, as empresas privadas atendem a essa demanda). Lá, tive de aprender a me virar com recursos quase zero. Apesar da dificuldade, devo dizer que foi um verdadeiro exercício de oratória convencer o chefe a mandar imprimir cartões de visita, convecê-lo da necessidade de um portfolio de vendas e de me prover acesso à internet(!). Podem parecer obviedades para nós, mas acreditem: é muito difícil convencer alguém do óbvio! No fim das contas, conseguimos os cartões e desenvolvi o portfolio de vendas.

Além disso, como parte do nosso plano de comunicação externa, desenvolvemos o letreiro da empresa para pôr na entrada do prédio e calendários da AFCO para dar para outras empresas. Foi interessante estagiar em uma empresa tão primitiva, pois sou um aluno que sequer completou metade do curso de administração ainda, dessa forma, pude botar em prática realmente as bases do que aprendi nas disciplinas de marketing.

No mais, pude aprender muito de uma cultura muito diferente da nossa. Já fiz intercâmbios na Argentina, nos EUA e no Canadá. Apesar de haver diferenças entre esses países e o Brasil, ainda estamos todos no mundo ocidental. A Costa do Marfim, por outro lado, não tem NADA de ocidental. Os próprios pilares que servem de alicerces à cultura marfinense são diferentes dos nossos. Lidar com pessoas dessa cultura foi um verdadeiro desafio e um grande aprendizado.

Para finalizar sobre minha experiência, devo dizer que nunca comi comida tão doida! Vocês já comeram rato do mato (agoutie)? Eu já! Já quase engasgaram com a bolinha de chumbo que caçou o bicho? Eu já!

Não dá para contar tudo que eu vivi nesse post. Foi muita coisa! Quem estiver interessado em saber mais, sinta-se à vontade para visitar meu blog! Lá registrei quase toda a minha viagem em 27 relatos diferentes.

Em suma, gente: esqueçam estágio e não se preocupem em atrasar sua formação, façam intercâmbio! Experiência enriquecedora e muito recompensadora!

Abraços a todos e fiquem com Deus!"

Um comentário:

Daniel e Gláucia disse...

Excelente seu texto! Te amo muito!!